Produtos
Newsletter
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail as últimas novidades!

Nome:

E-mail:
Assinar
Cancelar assinatura
Enquete
O que você achou do novo site?
 
Aqueça sua casa com lindos tapetes Imprimir E-mail

Tapetes

Eles podem deixar os ambientes mais aconchegantes e requintados, além de absorverem os sons dos passos e proporcionarem uma sensação de conforto térmico e acústico. Os tapetes são complementos indispensáveis na maioria dos ambientes, para finalizar a decoração ou mesmo para destacar-se por sua própria beleza e valor artístico.
Ao escolher o tapete para um ambiente deve-se levar em consideração vários aspectos: o estilo do ambiente, as cores utilizadas nos móveis e demais elementos, a praticidade necessária e por fim, o gosto pessoal que não deve ser desprezado em hipótese alguma. Ambientes mais sofisticados e que possuem móveis de estilos passados, podem receber tapetes mais requintados e elaborados, como os orientais mais tradicionais.

Motivos florais em arabescos persas ou turcos, podem ser uma boa opção, tanto para os móveis de época quanto para fazer contraste com linhas mais contemporâneas. Mas nos dois casos, a sofisticação independente do estilo e acaba sendo uma condição para o uso desse tipo de tapete.

Os tapetes mais tradicionais e de desenhos rebuscados poderão compor belos ambientes, mesmo com móveis atuais, como é o caso da foto ao lado. Quando a padronagem apresenta um desenho repetitivo (padrão global), é possível até colocar móveis cobrindo parte do tapete, já que nesse caso não haverão medalhões a serem cobertos.
Um composé entre as cores do sofá e do tapete, como na foto ao lado, também irá garantir a harmonia final. Quando a cor do sofá aparece entre as cores do tapete, conseguimos o composé e com ele fica mais fácil ambientar estampas diferentes entre o mobiliário e o tapete.
A harmonia entre um sofá com tecido liso associado em composé a um tapete estampado, também é mais simples e fácil de ser obtida.


Os tapetes mais trabalhados são mesmo para serem admirados e podem ficar em exibição, até mesmo com certo destaque em relação ao mobiliário. Mas isso tudo sem perder a funcionalidade, é claro.

É preciso uma certa sutileza para valorizar a beleza de um tapete mais artístico, sem perder a praticidade necessária ao dia a dia.

Na foto ao lado, o tapete redondo apresenta desenhos rebuscados e medalhão ao centro. Veja que se fosse coberto com uma mesa mais pesada, o desenho não seria percebido em sua totalidade. Mas, com uma mesa leve e delicada como essa, o tapete fica valorizado e a funcionalidade é preservada.

Observe que o medalhão central é diferente dos medalhões redondos que o circundam. Ao esconder parte do desenho que varia e forma todo um conjunto, o efeito final fica comprometido e não há justificativa para o uso de um tapete tão rebuscado e caro, se sobre ele foi colocado um pesado móvel que esconde parte de seu desenho.