Produtos
Newsletter
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail as últimas novidades!

Nome:

E-mail:
Assinar
Cancelar assinatura
Enquete
O que você achou do novo site?
 
Espaço Gourmet Imprimir E-mail

Fondue


Tradição nascida na Suíça no século XIII
Os moradores dos Alpes Suíços, certa ocasião, tiveram uma superprodução de queijo. Para não perder esta iguaria, que endureceu muito com o frio do inverno, derreteram e acrescentaram uma bebida alcoólica de cereja chamada Kirsch e usavam pedaços de pão para irem provando o tempero. Assim nasceu a fondue de queijo.
Com o passar do tempo os suíços inventaram a fondue de carne (bourguignon) depois o de peixe e o de camarão, além do de chocolate. Entre nós os mais comuns são os de carne, queijo e chocolate.
Esta é uma comida de inverno, excelente para dias bem frios e para receber amigos de maneira agradável e fácil.

Utensílios necessários:
1 aparelho especial para fondue (fogareiro especial)
1 espeto para cada pessoa
1 prato de sobremesa para cada pessoa.

Se for servir fondue de carne coloque também uma faca para ajudar a tirá-la do espeto e um garfo para levá-la à boca.
A carne deve ser picada em cubos e ir à mesa em uma tigela.
Várias tigelinhas serão usadas para colocar os molhos que são o charme do fondue de carne.
Se for servir fondue de queijo, em vez das tigelinhas para molhos, você deve ter uma cesta forrada com uma toalhinha para colocar os pães cortados em quadrados ou pode colocá-los em algum prato bonito (junto com o de sobremesa).

Como preparar a mesa para fondue:
Lembre-se que fondue é uma comida que requer um local romântico, meia luz, de abajur e velas. As pessoas podem ficar bem próximas umas das outras. Esquenta e induz à intimidade.

Mesa: Se você tiver uma mesa redonda, esta é a melhor, para todos os participantes terem acesso à panela da fondue. Se a mesa for comprida talvez precise de dois aparelhos de fondue, pelo mesmo motivo.

Aparelho especial para fondue: Não use qualquer fogareiro para fazer seu fondue. Como vai colocar em cima da mesa, com queijo ou óleo fervente, você só estará mais segura contra acidentes se o aparelho for muito firme, por isso nossa insistência em que você tenha um aparelho especial e bom.
Os mais comuns usam álcool em seus queimadores, que devem ser de fácil manejo para evitar algum acidente, principalmente na hora de mexer com a altura da chama. Os queimadores a álcool, com o fogo médio duram cerca de duas horas de combustão. Este será o tempo que o rechaud (fogareiro), que aquece a fondue ficará aceso.
Aparelhos com fonte de calor (ou velas) não servem para fritar a carne ou ferver o queijo, sevem apenas para manter quente a fondue de chocolate. Aparelhos elétricos e a gás, podem ser práticos, mas tiram todo o charme deste prato, que deve ser servido em um ambiente aconchegante.

Quer aprender a fazer um delicioso fondue de queijo?

Veja nossas dicas e depois escolha a receita:
1 – A fondue de queijo é feito no fogão de sua casa e já vai à mesa derretido, logo a consistência vai ser acertada antes dele ir à mesa.
2 – A consistência da massa deve ser cremosa, aquela que fica grudada no quadradinho de pão quando o passarmos na fondue.
3 – Para endurecer a fondue que ficou sem boa consistência, adicione aos poucos, sempre mexendo bem, mais do queijo que você está usando, já ralado.
4 – Para amolecer o fondue que ficou muito encorpado, misture um pouco do vinho que está usando, já aquecido, mexendo sempre, até ele ser totalmente encorpado.
5 – Use  Vinho bem seco, pois a massa pode empelotar. Caso aconteça, por qualquer motivo, acrescente um pouquinho mais de vinho branco seco com meia colherinha de café de limão e meia colherinha de café de vinagre. Lógico que sempre mexendo energicamente.
6 – O pão usado para fondue de queijo deve ser firme para que não se despedace ao ser passado no queijo. Um dos indicados é o pão Italiano ou o pão francês amanhecido, cortado em quadradinhos.
Queijos mais usados são o Emmenthal combinado com o Gruyére, conforme a receita. Estes queijos são caros por isso você pode substituí-los por outros mais baratos, (veja a receita) com um resultado próximo, ou até comprar massa de fondue pronta. Existem algumas muito boas no mercado.
Bebidas alcoólicas
Fondue se faz com Vinho Branco que deve ser seco senão corre-se o risco da massa empelotar.
O toque especial do fondue é dado por uma aguardente de cereja, translúcida chamada Kirsch e que contem 43% de álcool. Se não quiser comprar esta aguardente pode usar vodka, e até cognac, com resultado semelhante.

Vai fazer fondue de carne?

Veja nossas dicas e depois escolha a receita:

1 – Evite acidentes.
• Use uma panela que afunile na parte superior evitando assim que o óleo espirre na mesa.   
• Se o óleo estiver espirrando coloque dentro uma rolha de cortiça.
• Leve o óleo fervente à mesa, antes que os convidados sejam convidados a sentarem.
• Certifique-se que o fogareiro com a panela em cima esteja bem firme.

2 – Fondue de carne, realmente bom, é feito com filet mignon cortado em cubos de tamanho médio, aquele que depois de frito fique de um tamanho para se levar inteiro à boca.
3 - Tire todo tipo de gordura e membrana da carne usada.
4 – Você pode também usar carne de frango (sobrecoxa), de cordeiro, camarão.
5 - Use garfo apropriado para fondue. A carne ficará firme sem se desprender do garfo quando for frita no óleo da fondue.
6 – Não coloque sal na carne da fondue, pois ela verte seu sumo, e além de ficar mais dura faz com que o óleo espirre na hora que você fritar.
7 – Corte a carne da fondue pouco tempo antes de ir à mesa para que não perca sua cor.
8 - Cubra os cubinhos de carne com papel filme e somente o retire quando for servir.
9 – A carne da fondue só deve ser temperada na mesa depois de frita, por isso coloque os temperos a disposição dos participantes do evento. (sal, pimenta do reino e algum outro a seu gosto).
10 – A fondue de carne necessita de molhos para dar sabor à carne. Faça no mínimo 5 molhos sendo um agridoce.

Vai fazer fondue de chocolate?

Veja nossas dicas e depois escolha a receita:
1 - Derreta a fondue de chocolate em sua cozinha e traga pronta à mesa.
2 – Esta fondue não pode sem conservada na mesa com fogo muito forte. Deixe a chama do rechaud (fogareiro) em temperatura baixa ou use vela.